A metodologia aplicada no atendimento da Fundação Melanie Klein está baseada
nas necessidades práticas dos seus alunos e nos leva a elaborar um planejamento
para cada grupo que deve ser entendido como apoio para o desenvolvimento de toda
uma proposta pedagógica.
Os valores humanos estão interligados, não sendo possível destacá-los da formação
cognitiva, em linhas gerais são: Formação Psicosocial, Formação Cultural, Formação
Ética e Moral.
Desenvolver no aluno noções básicas de higiene, aprender a ler e interpretar receitas,
conceitos matemáticos, manusear alimentos , reconhecer a importância do trabalho
em grupo.
Promover a melhoria da qualidade de vida, desenvolvendo habilidades artísticas identificando
aptidões individuais estimulando a criatividade e sua autoestima.
Espaço reservado para promover uma maior interação com os livros para adquirir hábitos
de leitura e estimular a imaginação.
Espaço destinado para os alunos desenvolverem a imaginação e através das brincadeiras
aprenderem a se expressar, compartilhar e respeitar as diferenças.
Este espaço enriquecido com equipamentos diferenciados permite que os profissionais
(terapeutas) utilizem os recursos disponíveis baseando-se na técnica de Integração
Sensorial, que tem por objetivo proporcionar experiências que desenvolvam ou aprimorem
a capacidade da criança de perceber, aprender e organizar sensações recebidas de
seu corpo e do meio que o cerca para executar ações, atividades voluntárias e significativas.
Espera-se que com a estimulação sensorial e a ênfase da terapia em como a criança
se organiza para responder aos estímulos e emitir respostas adaptativas, os alunos
aprimorem o controle motor e postural, aprendam a planejar os movimentos e a manter
atenção apropriada, apresentem respostas cada vez mais complexas, que demandem maior
integração sensorial. A equipe de profissionais acredita que os recursos da Sala
de Estimulação Sensório-Motora promova a interação das crianças com o mundo externo
e que esta conquista seja associada com a melhora de seu desempenho para realizar
as atividades básicas de seu cotidiano. Espaço destinado para os alunos desenvolverem
a imaginação e através das brincadeiras aprenderem a se expressar, compartilhar
e respeitar as diferenças.
As datas comemorativas, são elaboradas com muita alegria pelos alunos e funcionários,
que são envolvidos desde os preparativos até sua animação. Os passeios desenvolvidos
pela escola, tem como objetivo o aprendizado pedagógico e social. São momentos de
muita felicidade, onde percebemos em cada olhar o significado do nosso trabalho.
· Responsável em avaliar, tratar e prevenir as alterações da voz, fala, linguagem,
audição e aprendizagem, afim de que possíveis problemas não afetem na qualidade
da comunicação.
· Realiza atendimentos em grupo ou individual conforme a necessidade específica
observada de acordo com a avaliação inicial e integra à proposta de trabalho com
o uso do P.C.S ( Programa de Comunicação Alternativa)
· Promove orientação aos pais, professores e alunos quanto ao atendimento que está
sendo prestado.
· Integra projetos variados de atendimentos de acordo com as dificuldades pedagógicas.
· O setor de Psicologia é responsável em oferecer assistência junto à equipe de
profissionais, alunos e familiares diante de dificuldades e/ou problemas no processo
de desenvolvimento dos mesmos, através de orientações ou atendimento terapêutico.
· Auxiliar no processo de inclusão favorecendo a integração dos alunos com necessidades
educacionais especiais.
· Responsável pelo Processo de Recrutamento e Seleção, Avaliação de Desempenho dos
profissionais, identificando problemas e levantando propostas de motivação de acordo
com as necessidades da Fundação.
· Responsável em reabilitar e habilitar os alunos promovendo saúde e qualidade no
processo de desenvolvimento. Orienta e ensina o aluno de maneira correta para que
realizem as atividades de modo adequado, dentro da Proposta da Reeducação Postural.
· Realiza orientações aos professores e pais integração ao trabalho realizado.
Proporcionar as pessoas com deficiência à melhora do desenvolvimento motor, intelectual,
social e afetivo, sendo considerada de uma maneira geral, como atividades adaptadas
às necessidades de cada um, respeitando suas diferenças e limitações.
Objetivo:
Oferecer uma diretriz para o início de todo um processo de ensino-aprendizagem,
buscando sempre o estímulo de cada um com atividades que partam do objeto de seus
conhecimentos.
Objetivo: Criar condições para que os alunos tenham uma qualidade
de vida digna, com um planejamento de atividades diversificadas para cada grupo,
dando ênfase ao seu desenvolvimento social e pessoal.
Socialização: níveis: 1- 2 - 3
Objetivo: Desenvolver as expressões artísticas de forma livre e criativa,
contribuindo para o desenvolvimento global dos nossos alunos.
Esse projeto só existe graças a uma parceira com a Associação
Pintura Solidária.
|
Objetivo: Criar condições para que os alunos tenham uma qualidade de vida digna, com um planejamento de atividades diversificadas para cada grupo, dando ênfase ao seu desenvolvimento social e pessoal.
Socialização: níveis: 1- 2 - 3